A Grande Importância dos Simulados

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe por qual motivo os simulados são tão importantes ?

Vejo que alguns estudantes muitas vezes subestimam a importância que o simulado tem no nosso crescimento pessoal e o impacto que isso tem aprovação no vestibular

Na verdade, eles desempenham um papel fundamental na nossa preparação, porque pelo que o próprio nome já diz, trata-se de “uma simulação” de como se fosse já o dia da prova do vestibular.

Atletas entendem isso muito bem, quando vão competir em uma prova anual importante.

Assim, muitas vezes passam o ano todo se preparando só para essa prova…

No caso do maratonista, por exemplo, ele executa como treino, todos os dias, o mesmo percurso da prova, controlando o tempo, e simulando as condições do dia da prova.

Ele treina todos os dias, principalmente, porque seu objetivo é sempre estar cada vez melhor que o dia anterior….

Esse é o processo de melhoria contínua.

Além disso, executar o “estilo da prova” similar a como vai ser no dia da competição, ajuda-o a psicologicamente também a estar muito mais preparado para a prova.

Fazendo isso, muito provavelmente ele já saberá de antemão os fatores que poderiam “dar errado” durante a prova. E ele passou o ano já corrigindo o máximo desses fatores! 

Entre esses fatores, podemos destacar:

A quantidade certa de alimentação que ele precisa. A quantidade de água ao ingerir antes da prova.

Ou ainda, o melhor tênis para ele usar no dia da prova. Qual é a roupa apropriada ? Usar ou não usar protetor solar ? Treinar ou não utilizando música ?

Como você percebe, há várias variáveis que vão influenciar o desempenho no dia da prova.

Por isso que treinar (“simular”), traz tantas vantagens!  Porque você já descobre tudo isso antes mesmo da prova. E isso se chama “estar preparado”.

Ou seja, pouco realmente pode te surpreender no dia da competição. 

O mesmo processo vale para você que está se preparando para o vestibular

Os simulados permitem que você passe pela experiência de realizar a prova do vestibular, várias vezes, mesmo antes de ter chegado a prova do vestibular.

No caso do vestibular, isso também gera inúmeros benefícios:

A começar, pela parte psicológica e física… Você já vai saber o tipo de pressão a qual estará submetido, que tipo de questões esperar, o tempo de prova, etc.

Além disso, estará em uma sala junto com outras pessoas dando aquele verdadeiro clima de competição que é o vestibular.

Eu sempre sugiro aos meus alunos e estudantes, que oriento através do meus processos de Coaching, que tentem simular ao máximo quando estiverem treinando!

Isto é, como se já realmente fosse a prova do vestibular

Em outras palavras, sempre fique até o final da prova e tente dar o seu máximo em cada questão que for responder!

Jamais desista no meio da prova só porque está cansado (no dia do vestibular você faria isso?)

Leve a quantidade de água e comidas que provavelmente levaria no dia do vestibular, não fique saindo no meio da prova para usar celular ou responder mensagens, etc.

Em resumo, encare o simulado com a máxima seriedade!

Coloque na sua cabeça, que essa já é o dia da prova, e vou vai ali você vai dar o seu melhor! Porque ai sim você estará se preparando de verdade.

Além do que você também aprenderá com isso a controlar substancialmente o tempo que você utilizar para responder as questões.

Estará ajustando para que você realmente consiga terminar a prova no tempo certo e respondendo todas as questões com qualidade.

Depois da prova, é essencial também que você sempre pegue o simulado para corrigir, e entenda exatamente o porquê de ter errado cada uma das questões. 

Não se preocupe tanto com o rankeamento em si, mas sim em entender por que você ficou com a nota que você ficou! Quais matéria você melhorou ?

Quais você piorou ? Quais foram os tópicos que você teve mais dificuldades ? Essa auto-análise é chave para o sucesso ao longo prazo!

Se você encarar os simulados, dessa forma, ai sim você estará tirando o máximo de proveito deles, e pode ter certeza, que você verá as consequências super positivas disso!

Assim como um atleta, é uma pequena batalha a cada dia, para finalmente chegar no dia da sua aprovação no vestibular.

Comece a se enxergar como um atleta campeão, que a todo dia está aprendendo com seus erros e buscando sempre dar o seu melhor, e a sua vitória será uma consequência inevitável de todo esse processo!

Um grande abraço!

  • Eduarda

    Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho,estou aprendendo bastante, muito obrigado!!

    • Lucas Schust

      Oi Eduarda! Muito obrigado pelo seu comentário! Abs