Como ter mais Produtividade nos Estudos ?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você ai que está se preparando para o vestibular muito provavelmente já se perguntou:

Como posso render mais nos meus estudos ? Como tornar meu dia mais produtivo ? Como aumentar os resultados e minhas taxas de acertos nas questões e simulados ?

Se pesquisar na Internet, você vai encontrar várias dicas de como implementar estratégias, técnicas e muitas vezes softwares e programas 

Algumas vezes meus alunos, nos processos de Coaching, vêm me perguntar, sobre uma determinada técnica ou ferramenta para aumentar a produtividade…

E a verdade é que todos eles com a grande promessa de como tornar a sua vida mais produtivida!

Não que não funcionem, até funcionam, mas muitas vezes com soluções super complexas, e difíceis de implementar.

Esse é um tema pelo qual tenho bastante e interesse e estudo há mais de 15 anos e o que descobri, no entanto, ao longo do tempo, que muito mais que estratégias, ferramentas e até mesmo “fórmulas mágicas”

Há um detalhe que é muito mais importante que tudo isso, um hábito, uma atitude, que se você escolher por optar por ela agora, automaticamente você começará a ter mais produtividade!

Essa atitude se chama “Presença”. É isso mesmo!

Presença no sentido de estar 100% presente, de corpo, alma e mente, quando estiver realizando uma determinada tarefa!

Hum, como assim, Lucas ?

Sabe quando você está assistindo a uma aula, resolvendo exercícios de uma determinada matéria, mas ao mesmo tempo, você está olhando a cada 5 min no celular, é a mensagem do WhatsApp que chega…

É uma pessoa que acaba de entrar e você passar a prestar atenção nela. Ou ainda, é o seu amigo que está tentando conversar contigo

Você percebe o quanto você está em vários “mundos diferentes” ao mesmo tempo e, na verdade, não está 100% totalmente concentrado em nenhum deles ?

Pois é … Esse é um fenômeno que vem acontecendo cada vez mais no nosso mundo, já que estamos a todo momento conectado, em um atenção que “nunca desliga” !

É bem verdade também que nossa geração de certa maneira é mais adaptada ao multi-tasking ( realizar várias tarefas ao mesmo tempo ).

Isso nos dá a falsa impressão de que estamos sendo produtivos, por estar realizando várias tarefas ao mesmo tempo.

No entanto, isso não é verdade!

A verdade é que a quantidade de atenção e concentração que temos disponível é única e limitada

Então quando você “foca” em várias atividades diferentes, você também estará distribuindo a sua atenção em uma delas…

Por exemplo, 60% da atenção estará na aula, 20% na conversa do amigo, 15% no celular, e 5% nas pessoas que entram na sala.

Em nenhuma delas você estará dando teu máximo foco e dedicação naquele momento!

Percebe o efeito disso ? Apenas 60% da atenção está aula, isso prejudica substancialmente a compreensão, como também a retenção, do conteúdo que está sendo exposto.

Em decorrência disso, os resultados que você vai ter em cada uma das atividades não será nem perto do melhor que poderia sido.

Em termos práticos, muito provavelmente você não vai nem lembrar do que estava estudando, do que assistiu da aula, do que seu amigo falou, etc…

Por isso que exercitar esse hábito de estar PRESENTE, em qualquer momento do seu dia, é chave para aumentar sua produtividade!

Quando estamos 100% concentrados em uma tarefa, extraímos o máximo dela, damos nosso melhor, realmente é como se aquilo “entrasse completamente na nossa cabeça”. (No bom sentido é claro! hehe)

E uma boa memória também é consequência disso…

 

Muitas pessoas afirmam, por exemplo, que não são boas em memorizar nome. 

Agora, será que essas pessoas realmente prestam atenção quando a outra pessoa diz o seu nome ?

Pois é, para você se lembrar do nome da outra pessoa, requer estar presente no momento, e prestando atenção à situação.

Produtividade em grande parte é decorrência disso… As pessoas mais produtivas que conheci na vida, eram pessoas que tinham um grau de concentração absurdo

Capacidade de ter um “foco total” em uma única atividade por vez…

Ao mesmo tempo, também mantendo a objetividade dos fatos e sendo capaz de reduzir os assuntos ao essencial.

Mas tudo iniciava em estando 100% presente naquela determinada atividade que ela estava fazendo no momento…

Por isso, exercite esse músculo… Que é o músculo da “Presença”  (ou da “Concentração” e do “Foco”).

Como você faz isso ?

Elimine todas as distrações, ou o máximo que puder, quando estiver nas aulas e quando estiver fazendo seus estudos por si só, com apostilas e os exercícios.

Encontre uma posição na sala de aula onde você realmente consiga escutar, diminuir a quantidade de ruídos ao redor, consiga ver bem o professor.

Desative todas as notificações do celular nesse momento e também quando estiver estudando.

No início, sei que vai ser difícil, mas como tudo na vida é treinamento, vai ficando mais fácil à medida que você pratica!

Por isso não desista, mas sim persista, e você vai perceber ao longo das semanas um salto quântico na sua “produtividade”.

De repente, você vai começar a lembrar de detalhes das aulas, exercícios que você resolveu quando estava estudando, aumentar as notas nos simulados, etc.

Ai sim você estará dando um passo a mais na sua aprovação!

Uma vez que a matéria que você estará aprendendo e estudando, realmente você estará, então, de verdade (sem se enganar!) entendendo e memorizando esse conteúdo.

Isso gera aprendizado com resultados, que não será esquecido facilmente ao longo do tempo. Assim, você certamente estará muito mais próximo da sua aprovação no vestibular!

Pratique o hábito estar “presente” e produza muito mais!

Um grande abraço!