Tempo de leitura: 5 minutos
Dica 1 – Compre um relógio de pulso
Compre e comece a utilizar um relógio de pulso. É sério! É verdade que hoje temos o celular, relógio na sala de aula, entre vários e outros meios de ver a hora.
E por isso muitas pessoas evitam usar um relógio. A verdade é que nenhum substitui o relógio de pulso…
Você sabe por quê? O relógio de pulso permite que você esteja checando a hora constantamente – não digo para você ficar olhando pro “dito cujo” o tempo todo, até para não parecer que tem TOC na frente dos outros!
Mas, na verdade, o grande benefício é que você estará treinando o seu cérebro a “sentir” com muita mais precisão a passagem do tempo.
Com isso, é como se fosse criando dentro de você um relógio mental próprio que saberá quantificar a diferença entre 10 e 20 min ou entre 30 min e 1 hora.
Isso é muito importante para você que está prestando o vestibular, especialmente porque seu tempo se torna ainda mais valioso nessa época. Todo minuto vale ouro!
Por exemplo, quando eu estava me preparando, 15 minutos que é muitas vezes o tempo que você gasta fácil só para ficar em uma fila, eu usava exatamente esse tempo para ler o jornal todos os dias.
Arrisco dizer que foi essencial para ter mais fluidez de leitura e melhor escrita para redação!
Além disso, ter o relógio perto, lado a lado, vai permitir que você saiba com uma precisão muito maior, quanto você está gastando para resolver aquele exerício difícil de matemática, para ler aquele texto comprido e etc, e às vezes não perder uma tarde inteira fazendo só isso…
Portanto, o relógio de pulso é essencial para você realizar uma gestão mais sábia e treinar sua mente para maximizar cada vez mais a utilização do seu tempo.
Dica 2 – Se livre de toda a “parafernália” tecnológica (Enquanto estiver estudando)
Quantas vezes já tentamos estudar, com laptop ligado do lado, barulho da televisão, notificações do WhatsApp e Facebook bipando toda hora?
Tivemos que voltar inúmeras vezes e parece que nunca conseguimos resolver aquele exerício de Física ou Matemática
Ou temos que voltar a ler desde o começo um texto de História e Geografia porque nos perdemos ?
Pois é… Esse foi um dos problemas que o excesso de tecnologia trouxe para nós: cada vez mais temos dificuldades de focar toda a nossa concentração em uma tarefa de cada.
E o pior temos a “ilusão”que ao fazer multi-tasking, ter a concentração em várias coisas ou tarefas ao mesmo tempo, estamos fazendo um melhor uso do nosso tempo.
Pesquisas recentes em neurociência mostram justamente o contrário. Segundo um estudo publicado no “Journal of Experimental Psychology” mostrou que estudantes demoraram cerca de 40% a mais de tempo para resolver um problema de matemática, quando tiveram que ficar alternando entre diferentes tarefas, do que o grupo que ficou 100% do tempo focado somente em resolver o exercício.
Ou seja, quantos menos distrações você estiver enquanto estiver estudando, mais o seu tempo vai render: você levará menos minutos ou até horas para fazer uma determinada atividade enquanto estiver estudando.
Assim, talvez você não irá mais sair com aquela sensação de que, apesar de passar o dia todo em uma cadeira debruçado em um livro, seu dia não rendeu nada, pois mal conseguiu avançar na matéria.
Dica 3 – Aprenda a dizer “NÃO”
Infelizmente o ano do vestibular é um ano que nos exigem sacríficios maiores do que em outras épocas da vida, sendo necessário abdicar temporariamente de algumas atividades e hobbies.
Não estou te dizendo que você não deva ter lazer! Na verdade, ter lazer é essencial, mas saber dizer NÃO a atividades ou eventos que saem do seu cronograma mais ou menos planejado é essencial para você ter controle sobre a sua rotina e assim conseguir ser aprovado no vestibular.
Isso pode ser um NÃO por exemplo a um almoço com os amigos pós-cursinho pois várias das vezes esse almoço acaba não durando 15~30 minutos, mas pode se estender por 1 ou 2 horas.
Há varios outros exemplos, a ida no shopping, a saída com o amigo num barzinho, a festinha do fim de semana e por ai vai.
Quando se trata de um evento coletivo geralmente não temos controle sobre quanto tempo ele vai durar, então temos que ficar de olho se realmente vale a pena já que o tempo para estudo é precioso.
E não tenha vergonha de dizer “NÃO” ou se sinta mal por isso. As pessoas que realmente gostam de você e sabem o quanto você está se dedicando para entrar em uma faculdade concorrida te entenderão e apoiarão nessa tua jornada.
Somos um ser de hábitos, então, por mais difícil que seja dizer “NÃO”, comece a praticar hoje mesmo e cada vez mais você acostumará com isso e se tornará parte integrante da sua personalidade, a partir do momento que comecará a fazer sem esforço.
Todo sucesso do mundo para você nesse ano de vestibular! Acredite no seu potencial que com certeza você conseguirá chegar lá.