Mentalidade Campeã para o Vestibular

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe como funciona a mente de um campeão ? Quais são as atitudes e comportamentos que o levaram se tornar um campeão ?

Por exemplo, muitas pessoas, pelo que percebi pelos meus processos de Coaching, e conversando com estudantes do Brasil todo, muitas vezes tem um certo “medo” e “preocupação” em fazer simulados…

A tristeza vem quando vê seu nome na lista do rankeamento e percebe que sua posição ao invés de melhorar, piorou! 

Ai sim vem uma frustração, sentimento de derrota, de que não é capaz…

Muitas se desmotivam e acabam deixando de lado de fazer simulados pelo resto do ano, ou até mesmo da vida (dependendo de como a pessoa encara a situação) justamente com o motivo de evitar essa dor novamente. 

E ai, na verdade elas acabam esquecendo que o simulado antes de medir sua classificação com as outras pessoas e uma forma de medir a sua classificação com você mesmo! 

E Campeões pensam exatamente assim…

Ao final de uma prova, se eles vencem, eles comemoram, claro!

Agora, caso haja uma derrota, elas sabem que essa derrota tem um motivo, tem alguma explicação! 

Aquilo fica como que incomodando dentro deles, o que fazem a buscar respostas dos diversos porquês de terem perdido. No caso de você: por que você diminuiu sua classificação no simulado ? O que afinal aconteceu ?

Além disso, campeões tem pleno conhecimento que as única pessoas que eles podem mudar realmente só são eles mesmo!

Ou seja, ficar se preocupando, “cuidando”, tendo raiva, ódio ou até inveja do “adversário” (seu colega de turma) de nada vai adiantar para mudar a situação.

Assim, vem uma indignação com a própria situação: “Como eu não consegui ? O que faltou ? Não é possível, vou buscar entender exatamente o que aconteceu e vou fazer de tudo para isso não acontecer novamente nunca mais… E da próxima vez, vou vencer!”

Enquanto a maior parte das pessoas, se depara com uma dificuldade, ou uma “derrota temporária” como não ter ido bem no simulado, se frustram e passam a acreditar que elas, como pessoas, fracassaram, de verdade e para sempre! 

Com o Campeão é ocorre exatamente o contrário disso!

Ele olha para a mesma situação e sabe com certeza que aquilo não tem nada a ver com ele como pessoa! 

O valor pessoal dele não diminuiu com a derrota. Ele sabe que se trata de apenas de um fracasso temporário…

O fato é que ele não sossega até descobrir exatamente o porquê daquilo ter ocorrido e, consequentemente, traçar um plano de ação para corrigir e não voltar a falhar futuramente!

Ou seja, trata-se de uma derrota temporária e não de um fracasso, irreparável, que nunca mais terá solução.

Essa é a forma de pensar de um Campeão… 

Em resumo, a essência que está por trás disso é que, enquanto a maioria da população erra uma vez, aceita como definitivo e dificilmente voltar a tentar;

O campeão erra, sabe que o erro é temporário, e se for humilde o suficiente para aprender com o erro, não errará futuramente… Muito provavelmente nunca mais – não esse mesmo erro pelo menos!

Mas e agora como faço para passar a ter esse tipo de atitude, de um Campeão ?

A ótimo notícia que tenho a dar para você é que qualquer pessoa pode desenvolver essa mentalidade, a forma de pensar, de um campeão, qualquer pessoa mesmo!

Inclusive você, que mesmo talvez não se identificando como uma Campeão (ainda!), possui esse potencial também, que está dentro de todos nós…

E para que isso ocorra, bastar mudar nossa forma de pensar e a maneira como enxergarmos os “fracassos” que ocorrem nas nossas vidas.

Na verdade, o segredo para alcançar isso, é ter essas pessoas como referências, prestar atenção como eles pensam, como eles conseguiram alcançar os resultados que tiveram na vida.

A partir disso, você conseguirá alterar também a sua forma de pensar e passar a moldar o seu comportamento, em determinadas áreas da sua vida, similarmente aos hábitos dos campeões. 

Esse é um dos motivos pelos quais eu realmente gosto de ler biografia de campeões, porque ali muitas vezes estão os ingredientes chaves que levaram essa pessoas ao sucesso.

Um vídeo que gostaria de recomendar para você sobre esse tema é esse aqui do Arnold Schwarzenegger. Nele ele fala a importância de você desenvolver a mentalidade de um campeão

Conta também um pouco da trajetória dele, de como a mentalidade de campeão, levou a ser primeiro mister universo, como fisioculturista, depois de ter se tornado ator famoso em Hollywood, e por fim, como governador da Califórnia.

Realmente muito interessante, e o no vestibular realmente todo esses conceitos podem ser aplicados… Porque, afinal, o vestibular também é uma prova de competição!

Torne-se você também um campeão, começando antes de tudo a pensar como um! E todo o resto será consequência disso!

Um grande abraço ai para você!

  • Juliana

    Texto sensacional!! Vou ler várias vezes, anotar os pontos mais importantes e praticar!!

    Só uma correção: mentalidade campeã para a vida!! 👏🏼👏🏼

    • Lucas Schust

      Muito bom Juliana!!! É verdade a mentalidade campeã é algo que se desenvolver para a vida toda! hehe Abs

  • Vívian Hipólito

    Muito bom !! Estava precisando disso !

    • Lucas Schust

      Show Vívian, fico muito feliz que tenha te ajudado! 🙂