O QUE É COACHING?

Tempo de leitura: 11 minutos

Personal development (personal growth), success, progress and potential concepts. Male coach (human resources officer, supervisor) draw stairs to help employee with his growth.

Coaching é uma atividade de formação pessoal e profissional em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

A escolha da palavra deriva do inglês, “coach”, que indica treinador e instrutor.

Uma maneira de entender o processo de Coaching, é pensar quando há um coach que treina um atleta, em específico, por exemplo.

Qual é a função desse coach (treinador) com o atleta ?

Em termos gerais, olhar para essa atleta, trabalhando junto com ele, para extrair o seu máximo potencial!

Assim, dando o melhor dele nos jogos ou em uma competição.

Como o Coach consegue alcançar isso ?

O coach realiza isso, antes de tudo, tendo uma visão estratégica do atleta, como também prestando atenção aos detalhes do “treinamento”.

Enxergando quais são as potencialidades inatas desse atleta, tudo aquilo que já tem uma certa facilidade, e estimula para que ele evolua ainda mais

Outra função do coach também, é prestar atenção quais são os pontos que precisam ser ajustados e melhorados em relação ao atleta. Talvez isso seja até mais importante do que olhar para os pontos positivos do atleta.

E por que a atuação do Coach é tão importante ?

Todas as pessoas nesse mundo (todos sem exceção!), possuem em sua personalidade, nos seus comportamento e nos seus hábitos, o que nos chamamos de “pontos cegos”

“Pontos cegos” são traços e padrões de comportamento, automatizados, geralmente negativos, em que a pessoa nem enxerga mais como problemáticos ou como algo a ser melhorado. 

Ou seja, no caso do atleta, ele realiza determinada ação, ou tem determinado comportamento no seu treino e nem percebe que aquele é justamente o ponto que precisa ser alterado, ajustado e melhorado.

Na nossa vida, também temos vários pontos cegos nas diversas áreas da nossa vida, como nos relacionamentos, carreira, finanças, casamento

Às vezes não estão evoluindo como a gente queria, justamente por estarmos em um “ponto cego” nosso.

Assim, o coach, sendo um profissional experiente, pode ajudá-lo a tomar consciência desses “padrões” em sua vida e ai sim poderá tomar novas atitudes, e finalmente conseguir alterar os seus resultados para melhor.

Tem uma frase de Einstein, da qual gosto bastante, que fala: “Não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente.”

Essa citação resume exatamente o que foi mencionado acima…

Fazer a mesma coisa repetidamente, é como se estivéssemos trabalhando em cima dos nosso pontos cegos, está tão automático que nem enxergamos mais como problemático.

Consequentemente, seria loucura esperar que novos e melhores resultados acontecessem em nossa vida a partir disso.

E é ai exatamente que entra o papel do coach!

Tendo mais experiência que o estudante nessa determinada área, por já ter passado muitas vezes exatamente pelo mesmo desafio e, somado a isso, através das perguntas certas…

Consegue ajudá-lo a enxergar o que finalmente está faltando para você alcançar os resultados que sempre quis na sua vida!

É importante falar que existe diferentes “especialidades” e nichos de coaching, não só o “coaching esportivo”.

Por exemplo, existe coach para a área financeira, em que o coach ajuda você a organizar suas finanças, e alcançar uma meta maior de ganhos.

Também existe coach para casamento, que irá ajudá-lo a ser mais feliz no seu casamento e fazê-lo dar certo, às vezes até evitando que um divórcio venha a ocorrer.

No caso há também o coach para vestibular, que é o profissional que irá ajudá-lo você a conquistar a sua meta ser aprovado no vestibular no curso que você deseja.

Existem, além disso, coaches para de emagrecimento, coaching familiar, de relacionamentos, além de muitos outros, todos eles com a missão de ajudá-lo a vencer nessas determinadas áreas.

Portanto, em síntese, a principal missão do Coach é extrair o máximo potencial do seu cliente (coachee).

Como também, ajudá-lo a obter o máximo desempenho de tudo aquilo que ele pode dar de melhor e, finalmente, a atingir a(s) meta(s) que ele tanto deseja.

E o processo de coaching ? Como funciona ? 

O processo de coaching, é feito em sessões, ou encontros, geralmente individuais, ou até em grupos, entre o coach (o treinador) e aquele quem está sendo ajudado, o coachee .

Algumas vezes as pessoas confudem um pouco o coaching com a já bem conhecida terapia feita com psicólogos (a psicoterapia).

Apesar de haver áreas, onde essas duas áreas se misturam, diferentemente das psicoterapias convencionais, em que não há um prazo fixo para terminar as sessões, o coaching sempre tem hora pra acabar. 

Na verdade, ela termina quando finalmente o objetivo é alcançado junto ao cliente.

Em geral, 10 é o número adequado de sessões são para ajudar o cliente a cumprir uma determinada meta, e assim tendo sucesso no seu programa de coaching.

Às vezes, leva-se algumas sessões a menos, às vezes um pouco mais.

E o Coaching para Vestibular? 

O Coach para vestibular é o profissional experiente, que tem como objetivo maximizar seus resultados na prova do vestibular e, assim, aumentando substancialmente a probabilidade você ser aprovado no vestibular.

E por que ele é tão importante nos dias de hoje?

Se pararmos para analisar, ser aprovado no vestibular está diretamente associado a uma combinação de fatores…

Em geral, o que é nítido na parte prática, é que se trata de um processo em que você tem que ir para escola (ou cursinho), e há a necessidade de estudar as matérias do ensino médio (mesmo se for como auto-didata).

No entanto, isso é apenas parte da preparação necessária para ser aprovado!

Além disso, há outras esferas na vida do estudante, muitas vezes sendo negligenciadas, mas que também influenciam, e ainda mais, são chaves na aprovação do aluno no vestibular. Essas áreas são:

1 – Área Física

Aqui se insere ter saúde física e energia para conseguir estudar. É necessário muitas vezes, averiguar a saúde física do estudante, verificar como está a alimentação

Ou ainda, se é necessário, até mesmo, tomar alguma vitamina ou complemento nutricional.

Percebo bastante em meus processos de Coaching, estudantes não tendo vontade e motivação para estudar

Ficam em geral, sobrecarregados com o excesso de conteúdo e acabam se desmotivando ao longo do tempo.

O motivo, em alguns casos, é por estarem justamente com alguma deficiência na alimentação.

Ou ainda por não praticarem nenhuma atividade física. 

Por isso, muitas vezes, a importância de incluir alguma atividade física na rotina, pois ajuda o estudante a “desestressar” um pouco e voltar com mais ânimo para estudar o restante do conteúdo.

Em síntese, a pessoa tem que estar bem estruturada fisicamente, porque se for não é nada fácil esse longo ano de preparação.

É como se fosse participar de uma prova de maratona, é uma prova longa, que você precisa se manter equilibrado, e chegar no fim do ano saudável, sem precisar sacrificar a saúde por causa disso.

2 – Área Emocional 

A parte psicológica, e emocional, tem um fator importante e decisivo na vida do vestibulando.

Portanto, saber que você tem que ir paras aulas, tem que estudar, tem que fazer exercícios, tem que se preparar… Muitas vezes não é suficiente para que você, de fato realize ações.

Ai há um componente emocional importante no processo.

Por que você realmente quer passar ? Qual é o motivo ? O quão importante é isso para você? Você está disposto a “pagar o preço” por isso ?

Pagar o preço é estar disposto, com o intuito de alcançar esse objetivo, a abrir mão de algumas coisas…

De sua rotina comum de lazer, deixar de sair em grande parte  dos seus amigos, deixar de praticar os hobbies que você tanto gostava, entre outros…

O estudante tem que abrir mão de muitas coisas de sua vida, para conquistar sua aprovação, principalmente tratando-se de uma vestibular concorrido como o de medicina.

Portanto, se ele não estiver 100% convicto, e o porquê de ele querer tudo isso, muito provavelmente ele não chegará lá.

Isso vai se refletir no dia-a-dia: terá pouca motivação para estudar da forma correta e com qualidade e, consequentemente, muito provavelmente não será aprovado.

Então definir os pilares que sustentam esse possível “sonho” é chave para ter sucesso nesse processo. Um dos papeis do coach é exatamente ajudá-lo nisso!

Além disso, o coach também poderá ajudá-lo a como lidar melhor com a pressão psicológica do vestibular, como realizar lidar melhor com suas emoções no dia prova, dentre outros fatores emocionais que estão tão presentes na preparação para o vestibular.

3 – Área Racional

O coach para vestibular também tem como missão ajudá-lo a encontrar as melhores e mais eficiente formas do estudante realizar os seus estudos e a sua preparação para o vestibular.

Ou seja, é função do coach encontrar um método de estudo que traz resultados, através do qual o estudante realmente aprende de verdade e não apenas decora ou memoriza.

Percebo bastante nos meus processos do Coaching que, na realidade, grande parte dos estudante nunca aprenderam a estudar de uma forma eficiente e eficaz!

Passam horas e horas em cima dos livros e assistindo às aulas.. Mesmo assim, a retenção de conteúdo é baixíssima, muitas vezes esquecendo do que estudou em pouquíssimo tempo…

Consequentemente, os resultados nos simulados, e futuramente o resultado no vestibular, serão muito abaixo do esperado.

E isso não é exatamente “culpa” deles. Na verdade, se a gente parar para pensar, nunca nos foi ensinado COMO estudar na escola.

Simplesmente, nos era apresentado em sala de aula, diversas matérias diferentes, separadas… (E sempre cada professor dizendo que sua matéria era a mais importante, não é ? hehe)

Agora, nunca nos foi ensinado um método eficaz e eficiente para conseguir aprender todo esse conteúdo para conseguir o máximo rendimento nos teus estudos. 

E o coach para vestibular está ai justamente para suprir essa necessidade também. Portanto, o coach ajuda o estudante a encontrar o método certo para ele, isto é, o método que melhor funciona para esse estudante.  

Afinal, as pessoas interpretam, compreendem a aprendem as coisas de maneira diferente.

Nisso várias formas e estratégias são testadas, até que finalmente o estudante consegue encontrar aquele método que realmente o ajuda.

Além disso, organização é chave nesse processo. E o coach também estará exercitando esse ponto junto com o aluno.

De nada adianta, o estudante ter muita vontade de estudar, fazê-lo todos os dias, mas realizar isso de forma desestruturada. 

O vestibular é um projeto de médio a longo prazo e, por isso, se você não fizer isso de forma organizada…

Muito provavelmente chegará no fim do ano e você não terá passado por todos os conteúdos e tendo tido o aprendizado necessário em cada um desse tópicos.

Portanto, estudar de uma forma sistemática e organizada é chave para a aprovação do vestibulando.

O coach, por conhecer a estrutura do vestibular muito bem, e por já ter passado pelo mesmo desafio, sabe melhor o que é necessário para ser aprovado.

Assim, ele também estará adaptando a sua rotina de estudos para que você consiga ter o máximo de aproveitamento. 

Além disso, também te ajudará a desenvolver técnicas e estratégias para que consiga ser cada vez mais produtivo, como também consiga obter os melhores aproveitamento nos simulados e, nas provas dos vestibulares.

Em termos gerais são esses os três pilares principais que o Coach para o vestibular atua.

Em cada uma dessas áreas, para alcançar os resultados esperados, há diversas técnica e ferramentas que são utilizadas durante as sessões.

Ao mesmo tempo, sempre levando em consideração também a individualidade e particularidades de cada um, pois afinal cada estudante é único!

Se você quiser saber mais detalhes sobre o processo de Coaching e a sua contratação. Por favor, entre em contrato clicando aqui.