Você sabe qual é o seu Estilo de Aprendizagem?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que cada pessoa possui um estilo individual predominante, o que permite que ela aprenda o conteúdo da melhor forma e mais eficaz possível?

Infelizmente, o modelo educacional pressupõe que todos os estudantes aprendem da mesma maneira, massificando dessa maneira o ensino. 

Assim espera-se que colocando todos os alunos em filas ordenadas olhando para um quadro negro, todos terão o mesmo nível de aprendizado e aproveitamento.

Comprovou-se, no entanto, que isso está longe de ser verdade. Por volta de década de 70, Richard Bandler and John Grinder, responsáveis pela criação da PNL (Programação Neuro-Línguistica), descobriram que cada ser humano possui um modo próprio de perceber o mundo.

A esse fenômeno, eles nomearam e agruparam em um conceito chamado de “Sistemas de Representação”.

Através desses modelos de representação eles chegaram a conclusão que o ser humano percebe e apreende o mundo através de três formas principais: A “Visual”, a “Auditiva” e a “Cinestésica”.

Em cada ser humano os 3 modelos coexistem mas o fato que um deles sempre é predominante (chegando a ocupar a parcela de 60 a 70%) em cada pessoa. 

Assim, podemos relacionar isso com a nossa maneira de estudar e, de acordo com o seu perfil, você terá muitas mais vantagens se adequando ao seu modelo representacional natural, do que tentando mudar ele:

1 – Visual

Se você for “Visual” você tem facilidade em aprender quando você “Vê” o material que está estudando.

Uma coisa interessante  de se notar na pessoa que é mais Visual é que geralmente ela é aquela tem preferência para sentar na frente e mantém o olhar fixo a aula toda ou no professor ou no quadro. Ou seja ele realmente precisa estar “vendo” para aprender melhor.

Além disso, tem tendência a usar menos o caderno durante as aulas, já que quando está escrevendo ele perde a concentração no que o professor está falando.. Então ele prefere escrever menos.

Por fim, se você tem predominância no visual há algumas hábitos que te ajudam a aprender melhor

  • Ler diretamente os textos em voz baixa.
  • Ver apresentações em PowerPoint.
  • Estudar sozinho (mais preferência do que regra; conversar ou estar perto de outras pessoas costuma atrapalhar o “visual”).

2 – Auditivo 

Se você for predominantemente “Auditivo”, você tem facilidade em aprender quando você “Ouve” as informações que está estudando.

O Auditivo também se beneficia sentando nas carteiras mais perto do professor, porque ali pode-se escutar melhor.

Barulho na sala de aula o incomoda bastante, porque confunde-se com o material que ele está estudando. Por isso silêncio na hora do estudo é essencial.

Os “Auditivos” prefere uma comunicação que seja mais pausada, assim eles podem entender os nuances de cada palavra e entender melhor o conteúdo que está sendo estudado.

Algumas dicas para o auditivo aprender melhor:

  • Ler textos em voz alta.
  • Fazer gravações das aulas e escutar novamente depois.
  • Estudar com mais uma pessoa.

3 – Cinestésico

Se você é mais “Cinestésico” então você aprende melhor quando utilizar o seu Tato nos estudos. 

O Cinestésico tem muita facilidade naquelas tarefas que envolvem diretamente colocar “a mão na massa” que são geralmente as atividades mais práticas.

Por isso há uma maior dificuldade em ele ficar quieto em uma sala normal, porque ali está parado e praticamente não está usando o seu corpo. 

Logo é uma pessoa que precisa ter uma pitada maior de “emoção” e “interatividade” para aprender melhor quando estiver estudando.

Costumam se dar muito bem também em esportes ou quaisquer atividades e profissões que envolvam o uso do corpo. 

Algumas dicas que podem te beneficiar caso você seja “Cinestésico”:

  • Estudar em movimento (andando pela casa por exemplo).
  • Fazer uma maior quantidade de pausas enquanto estuda.
  • Copiar a matéria enquanto está na aula e depois.
  • Se beneficia mais em estudos em grupo que envolvem mais interação.

E aí, se identificou com mais um tipo do que outro ? E como faço para ter certeza em qual dos tipos sou mais predominante?

Bom felizmente existem muitos testes na Internet para verificar isso, tem bastante material no Google e você ainda pode fazer mais de um. Bastar pesquisar por “Estilos de aprendizagem, visual, auditivo, cinestésico”.

Um desses que encontrei e achei bacana é esse daqui: http://www.triada.com.br/dinheiro-e-carreira/provas-e-concursos/aq176-223-921-1-visual-auditivo-ou-cinestesico.html.

Faça o teste e compartilhe seu resultado logo abaixo. Compartilhe também quais estratégias de estudo você já utilizou que deram ou não deram certo de acordo com seu estilo de aprendizagem.

Muito Sucesso nessa sua empreitada de passar esse ano no vestibular! 

Um Forte Abraço!